Resenha do livro "O milagre da manhã" traz um passo a passo para a vida.

 

 

O milagre da manhã de Hal Elrod é um guia para o desenvolvimento pessoal.

Através dele conhecemos ferramentas para melhorar nossos resultados na vida pessoal e profissional.

O livro trata da importância de se estabelecer uma rotina matinal e dos benefícios dessa prática. Hal Elrod é um sobrevivente.

Ainda jovem, na casa dos 20 anos, sofreu um severo acidente de carro que o colocou em coma, sem contar as dezenas de fraturas e um dano cerebral devido ao impacto.

Esse episódio aconteceu cedo na vida de Hal e numa fase de ascensão profissional.

Contudo, o autor fez do acidente, um caminho para seu crescimento pessoal. Não foi algo automático e nem fácil, ele sofreu muito no processo, teve várias crises e até depressão.

Sua recuperação também não foi imediata

Não se trata de uma história onde tudo acontece rápido e perfeitamente bem.

Durante sua recuperação, Hal pôde notar que a qualidade de suas manhãs devido a suas rotinas dava a ele uma sensação de missão cumprida e o dia se desenrolava melhor.

Dali em diante ele passou a trabalhar sua rotina, testar várias opções e adaptar diferentes metodologias.

O resultado foi o que ele denominou

“O milagre da manhã”, uma ideia que se tornou clara para ele após alguns meses de prática e progressos.

“O milagre da manhã” consiste em potencializar o período da manhã para que o dia seja mais produtivo.

O autor acredita que uma boa manhã, pode resultar em um bom dia.

“O milagre da manhã” é composto de 6 práticas denominadas pelo autor de “os 6 salvadores de vida”.

Vamos as práticas:

Silêncio:

Em momentos de silêncio nossas preocupações, medos e assuntos mal resolvidos vêm à tona.

O silêncio é um processo difícil e solitário que vai na contramão do ritmo dinâmico e turbulento dos dias atuais.

Somos viciados em informação e estímulos, a possibilidade de ficar parado, sem o celular, sem os fones de ouvido, assombra muita gente.

Como prática de silêncio o autor recomenda a meditação, o silêncio puro e simples e orações.

Afirmações Nosso mundo é reflexo da nossa mente.

Vemos o mundo com as lentes que possuímos: conhecimento, experiência de vida, etc.

Se temos uma imagem mental de nós que não se enquadra com o nível de sucesso que buscamos, dificilmente os objetivos serão alcançados.

Quem quer atingir grandes resultados, mas se enxerga e afirma para si que é preguiçoso, burro e azarado, provavelmente vai continuar patinando em sua condição atual.

Como nossa realidade externa é moldada em grande parte por nossa realidade interna, nosso diálogo interno e nossas crenças vão dar a direção de nossas vidas.

 

A prática da afirmação:

É dizer para si, todos os dias, tudo aquilo que deveríamos ser.

Exemplo: sou inteligente, esforçado, faço o que é preciso para me desenvolver, sou paciente …

A repetição das afirmações gravam em nós novos valores e com o tempo passamos a acreditar neles e se comportar de acordo.

Os grandes homens de sucesso

Tony Robbins, Muhammad Ali, Jim Carrey e muitos outros diziam para si diariamente o quão bons e bem sucedidos eram, antes mesmo de alcançar toda sua fama.

Visualização:

A visualização trata de criar mentalmente a realidade que queremos alcançar. Como é a casa, o carro, a empresa, o contexto que vivemos nesse cenário futuro.

A visualização, somada às outras práticas potencializam a realização e nos aproxima de nossos objetivos.

Exercícios:

O autor começa esta seção com a seguinte frase do Robin Sharma:

“Se você não criar tempo para exercícios provavelmente precisará criar tempo para doenças.”

Todos nós sabemos a importância de cuidar da saúde através da prática diária ou semanal de exercícios.

Nosso corpo é uma máquina mecânica em certos níveis e toda máquina precisa de movimento, se não enferruja, trava e estraga.

Os exercícios alinham o mundo mental com o mundo físico através da regulagem do metabolismo, dos hormônios e outras áreas essenciais para uma boa saúde.

Leitura:

A leitura traz um conjunto de desafios: o foco, a reflexão, a solidão e entre outros.

Ler não é natural ao olhos e por isso é um grande desafio; manter os olhos de linha em linha exige muito esforço e facilmente perdemos o foco e a ideia do texto.

Ler provoca o crescimento pessoal pois exige a reflexão, temos que nos colocar no lugar do autor, dos personagens, testamos as ideias e as adaptamos a nossa realidade.

Escrever:

Algumas pesquisas apontam que escrever sobre o que sentimentos nos ajuda a organizar emoções e superar traumas.

Os resultados das pesquisas e os estudos foram difundidos pelo psicólogo James Pennebaker através do seu livro “Abra o Seu Coração – O poder da cura através da expressão das emoções”.

Em suas pesquisas o autor identificou nos pacientes uma melhora significativa quando escreviam sobre o que sentiam.

O ato de escrever sobre nossas emoções nos provoca a refletir sobre elas e buscar entendê-las.

Esse processo de transformar ideias e sentimentos em palavras e assim criar um texto coerente que expresse o que sentimos, provoca a organização das emoções e a diluição do sofrimento.

 

Relembrar a experiência e dar significado a ela, é capaz de reescrever nossas memórias e dar novos sentidos a elas, pois voltamos e regravamos as emoções em outro formato.

Saiba mais. Top 5 Aprendizados

1 – Rituais colocam sentido e senso de realização em nossos dias.

Os rituais dão significados ao dia a dia e muitas coisas simples ganham um valor especial.

Ter uma prática logo que acordamos e antes de dormir, estabelece uma cronologia clara no dia.

Isso é importante, pois mesmo em dias bons ou dias ruins, teremos componentes sempre presentes, o que nos garante uma sensação de dever cumprido.

2 – Tentar, começar e se ajustar no caminho o começo sempre vai ser difícil e durante o percurso sempre teremos desafios.

A grande questão é ter consciência que muitos serão os dias ruins e nem por isso devemos desistir.

A grande lição é começar, ajustar, tentar novamente e repetir.

3 – Ganhe a manhã, ganhe o dia.

Uma boa manhã nos energiza para o resto do dia, principalmente se a rotina matinal nos encher do sentimento de sentido e missão cumprida.

4 – A meditação e o silêncio são imensos desafios nos dias de hoje.

Por isso tornam-se ferramentas poderosíssimas.

Ficar parado e quieto é algo muito difícil, principalmente em nossos tempos atuais, cheios de dinamismo e informação.

A prática da meditação e do silêncio é desafiadora, uma vez que temos que nos isolar e enfrentar o silêncio.

Justamente por ir na contra-mão do estilo de vida atual, a meditação nos dá uma poderosa vantagem.

5 – Um dia ruim, ou de falha

Não significa que tudo está perdido.

Perder uma batalha, não significa perder a guerra.

Em nossas vidas vamos ter muitos dias ruins, isso é certo, e também dias em que vamos fracassar, mas isso não quer dizer que tudo está perdido.

Como diz na frase militar “perder a batalha, não significa perder a guerra” devemos ter clareza de nossos objetivos de longo prazo e ser conscientes da imprevisibilidade da vida.

A VIDA ACONTECE PARA QUEM AGE, NÃO PARA QUEM FICA PROCRASTINANDO! Janaína

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